Oi,
você acabam de fazer parte de uma nova tendência:
Pensar de modo sustentável.
A SEM DECÊNCIA o levará a um novo conceito de jeans.
Vista essa ideia!



A equipe Sem Decência.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sustentabilidade - Lavagem dos Denins

O ozônio
Para muitas pessoas, o primeiro pensamento que vem a mente quando se fala de ozônio, é camada de gás presente na atmosfera da terra, a famosa camada de ozônio.

O gás ozônio é muito mais que a camada que nos protege. É um gás com infinitas aplicações, nos mais diversos campos de atividade humana.


Sobre a moléculaO ozônio é a forma triatômica do oxigênio. O oxigênio é normalmente encontrado em sua forma diatômica (O2), mas assim como encontramos na natureza o alótropo do grafite na forma de diamante, o ozônio (O3) é o alótropo do oxigênio. Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem , e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio.

O ozônio (O3) é um gás bastante reativo e altamente instável, ou seja, logo se recompõe a oxigênio (O2). É um dos oxidantes naturais mais potentes e é também um poderoso germicida. Estas características conferem ao ozônio uma gama de aplicações, sendo utilizado em saúde e processos industriais, tratamento de águas, alimentos, gases, efluentes e também como agente clareador/branqueador.



Lavagem de nosso denim.


A demanda de água irá exceder em 40% o suprimento de água em 20 anos por causa das mudanças climáticas e o crescimento da população — atualmente, metade da água disponível é utilizada. Essa é a conclusão à qual cientistas chegaram em uma reunião internacional no Canadá. Em duas décadas, alertam os especialistas, um terço da humanidade só terá metade da quantidade de água necessária às necessidades básicas — hoje, 20% da população não têm acesso à água limpa.

“A maioria das pessoas não percebe quanta água foi gasta em tudo que compramos, de camisetas ao vinho”, alertaram os pesquisadores. A utilização da chamada “água virtual”, usada no agronegócio e nas indústrias, é o volume de água embutido no processo de produção. Por exemplo: a fabricação de um computador requer 1.500 litros de água; um par de calças jeans, 6.000 litros; o quilo do trigo, 1.000 litros; e o quilo de carne bovina, de 15.000 a 30.000 litros.

Diante deste cenário mundial, a moda exerce um papel fundamental para as questões socioambientais. Palavras como sustentabilidade, responsabilidade social e reciclagem passaram a ser agregadas, a partir dos anos 1990, ao dicionário da indústria da moda, que conta com um dilema. Ou se adequa às novas regras – algumas ditadas pela própria natureza, materializadas pela escassez de água e de outros recursos naturais – ou poderá ver sua marca perder dividendos, uma vez que a moda verde funciona como um novo filão de mercado.

Fontes diversas indicam diferentes padrões de consumo para produção de uma calça jeans, mas não há dúvidas que a água é um dos principais elementos na cadeia de produção do jeans, A lavanderia constitui um dos processos da cadeia produtiva que causa mais impacto, tanto pelo gasto de água, quanto pelo uso de produtos químicos.

O ozônio é uma alternativa ecologicamente correta pra processamento de jeans, a fim de diminuir o uso de água. A produção de jeans verde é uma tentativa de diminuir os impactos, sobretudo com gastos de água e uso de produtos químicos.

Uso de Ozônio em Lavanderias.
O ozônio tem propriedades notáveis para a aplicação em lavanderias comerciais:

É um poderoso desinfetante e oxidante, portanto, capaz de desinfetar os microorganismos que contaminam roupas e para oxidar carga orgânica.
Pode ser eficaz em sistemas de lavagem de roupa apenas em temperatura ambiente (“fria”)
Capacidade de desinfetar/ oxidar rapidamente e decompõe-se em oxigênio, não gerando subprodutos tóxicos ao meio-ambiente.


O ozônio também oferece benefícios econômicos significativos para os processos de lavagem. O fato de que deve ser usado com água a temperatura ambiente, traz economia de energia que seria necessária para aquecer a água no sistema convencional. Além disso, a habilidade do ozônio para desinfetar e oxidar reduz as quantidades de produtos químicos utilizados convencionalmente. Por sua vez, este benefício reduz o número de ciclos de enxágüe necessários. Menos ciclos de lavagem em temperaturas ambiente refletem em resultados de economia de energia água, proporcionando uma lavagem de qualidade superior. Menos ciclos de enxágüe também significa que mais roupas podem ser lavadas no mesmo período, reduzindo assim o tempo da equipe de trabalho.

Adequadamente projetado, instalado e controlado, sistemas de ozônio podem economizar cerca de 50% dos custos de lavagem convencional. Um número bastante expressivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário